Psicólogas e fisioterapeutas realizam evento de terapia com flores na Unidade Descentralizada em Leverger
Autor: Jota Jota
Autor da Foto: Jota Jota/ Assessoria
Com a frase de Carl Rogers: “Ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”, as psicólogas Maria Aparecida de Amorim, Amanda Hervilyn, Valdilene Campos, as fisioterapeutas Anubia Dantas e Thayse Vilas Boas, além da coordenadora Tânia Plácido realizaram na tarde da última terça-feira (28), o evento terapêutico Ikebana (Terapia com Flores), para debater ações de prevenção ao suicídio, em referência a campanha “Setembro Amarelo”.
A palestra reuniu pacientes, que estão tendo acompanhamento psicológico e fisioterapêutico, na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) com o objetivo de repassar aos pacientes, quais são os meios de prevenção a ideação suicida, identifica-la e como trata-la da melhor forma.
Para a psicóloga Amanda Hervilyn, o principal objetivo se resume em conscientizar as pessoas, no cuidado da saúde emocional e mental.
“O intuito do trabalho da terapia é alcançar o interior do individuo, conscientizando a sua saúde emocional e mental, buscando um novo recomeço, ou algo que o faça retornar a sua estabilidade social”, ressaltou Amanda.
A psicóloga, Maria Aparecida de Amorim destaca que a Ikebana, surgiu no Japão, é um instrumento terapêutico utilizado pelos japoneses, após a segunda guerra mundial, com o intuito de reconstruir o interior das pessoas, que passaram por abalo emocional.
“A arte de arranjo de flores, tem como objetivo de evidenciar a beleza, reconstruir o ser interior da pessoa, e fazer com que ela viva em harmonia, buscando o caminho do equilíbrio, através dos elementos universais”, disse Maria Aparecida.
A paciente Alessandra Dias, que está sendo acompanhada com atendimento psicológico, avalia como produtiva a terapia, e ressalta que as flores dão um significado a mais na vida.
“Hoje me deparei com uma situação que faz todo sentido em minha vida, antes de vir para a terapia, havia sonhado com minha avó, que já é falecida, e ela sempre gostou de flores, e o acompanhamento hoje me fez lembrar o que ela sempre dizia, “a casa que tem flores, sempre terá vida”, e isso é muito gratificante”, falou Alessandra.
O secretário de saúde do município, Hamilton Silva destaca o empenho das profissionais, por ter realizado um trabalho diferenciado, em alusão a campanha “Setembro Amarelo”.
“Vemos que o nosso município, não está longe desses tipos de situações, e a equipe está de parabéns pela iniciativa, em poder fazer com que as pessoas se sintam mais confiantes”, disse Hamilton.
Para a prefeita Francieli Magalhães, a campanha “Setembro Amarelo”, demonstra a importância da vida, e que a gestão vem buscando com profissionais capacitados, atender a esse público específico.
“Muitas pessoas acabam tirando a própria, por falta de oportunidades, de encontrar alguém que o entenda, e o nosso município, tem esses profissionais, que trabalham com a finalidade de preservar a vida desses cidadãos, e somos gratos em poder contribuir para resguardar a vida de cada um levergense”, concluiu Francieli.
Outros Informativos
Mais notícias
19 de Junho de 2026
Manutenção na rede provoca interrupção temporária no abastecimento de água em Santo Antônio do Leverger
18 de Junho de 2026
Prefeitura de Leverger promove plantio de mudas nativas para recuperação da mata ciliar e conscientização ambi…