Seção de atalhos e links de acessibilidade

Leverger realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde e debate propostas para fortalecimento do SUS

  • Publicado em 24/06/2026

Autor: Jota Jota

Autor da Foto: Cristhian Bulhões

A Prefeitura de Leverger, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, e reuniu profissionais da área da saúde, gestores, autoridades e representantes de instituições, ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir propostas, voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

A conferência teve como principal objetivo, promover o debate sobre os desafios e avanços do SUS, além de elaborar propostas, que poderão ser encaminhadas as etapas estadual e nacional da conferência. As sugestões aprovadas pelos participantes, podem representar o município, nas próximas fases do processo de construção das políticas públicas de saúde.

"Com o tema: "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil", evento reuniu profissionais da saúde e autoridades municipais".

 A servidora pública, que atua no setor de gestão de informação,Carolina Pedroso destacou a importância, da atualização constante dos profissionais da área, e do compartilhamento de informações entre os municípios e Governo Federal. Segundo ela, a conferência é um espaço fundamental, para o fortalecimento da gestão pública em saúde.

"Participar deste momento, é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e compreender as atualizações e diretrizes, que chegam ao Governo Federal. A conferência fortalece o diálogo entre os profissionais, e contribui para construção de uma saúde pública, cada vez mais eficiente e acessível à população", afirmou Carolina.

Representando o Escritório Regional da Baixada Cuiabana, Marco Bertulio ressaltou a relevância do debate sobre a saúde como um direito garantido constitucionalmente, e destacou o compromisso da administração municipal com as legislações vigentes.

"A conferência é um instrumento democrático, que permite ouvir quem está na ponta do atendimento e construir propostas, que atendam às reais necessidades da população. Santo Antônio de Leverger vem cumprindo seu papel dentro das diretrizes estabelecidas pelo SUS, e pela legislação da saúde pública", pontuou Marco Bertulio.

A representante da empresa Facilita, parceira em processos de modernização e gestão, Carlene Souza falou aos participantes, da importância que a tecnologia seja utilizada como ferramenta, para melhorar o atendimento e otimizar os serviços, oferecidos aos usuários da rede municipal de saúde.

Ao abordar os avanços conquistados pela saúde municipal, a representante da empresa Facilita, Carlene Souza, destacou os investimentos realizados pela gestão, para ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população.

"Temos trabalhado diariamente, para fortalecer a rede municipal de saúde, melhorar os atendimentos e garantir que os serviços cheguem cada vez mais próximos da população. A conferência é um espaço importante, pois assim conseguimos falar sobre os financiamentos que são adequados ao SUS, os desafios enfrentados na defesa da vida e da saúde, como também, implantar modelos de gestão, ouvindo sugestões e planejar novas ações, que contribuam no desenvolvimento da saúde em Leverger", afirmou Carlene Souza.

O secretário municipal de saúde, Celso Bicudo enfatizou que a conferência, é uma oportunidade, para conhecer novas ideias e aprimorar os serviços prestados pela rede pública.

"Este é um momento de escuta, aprendizado e construção coletiva. Aqui reunimos profissionais que vivem a realidade do atendimento todos os dias, e que podem contribuir diretamente para melhoria dos serviços. Esses debates, são fundamentais no aperfeiçoamento do funcionamento da saúde em Leverger", destacou Celso Bicudo.

Ainda na conferência, a prefeita, Francieli Magalhães reafirmou o compromisso da administração com fortalecimento da saúde pública, e ressaltou os investimentos que vêm sendo realizados, para garantir mais qualidade no atendimento à população.

"Nossa gestão tem trabalhado com responsabilidade e planejamento, para ampliar os serviços de saúde, melhorar a estrutura das unidades e oferecer um atendimento mais humanizado aos cidadãos. A conferência reforça nosso compromisso com a participação popular e construção de políticas públicas, que atendam às necessidades da nossa gente", concluiu Francieli.

Icone cookiesPrivacidade