Convênio Prevê Investimento de 5 Milhões de Reais
Fonte: Jota Jota
Autor: AGTI
Autor da Foto: Redes Sociais
A prefeita Francieli Magalhães e a vice-prefeita Giseli Ribeiro participaram de uma reunião tarde da última quarta-feira (17), juntamente com os deputados Allan Kardec e Emanuelzinho, com o superintendente da Funasa, Francisco Hilanildo Silva, onde assinaram o protocolo de convênio para ampliação da Estação de Tratamento de Água no município.
No projeto inicial apresentado junto a Funasa, o investimento está estimado em aproximadamente R$ 5 milhões, para a reforma e ampliação da ETA atual, e a construção de uma adutora de água, além de um reservatório de 100 mil litros no bairro Cohab Marechal Rondon, que vai refazer a distribuição para as comunidades de Peixinho, Varginha e Altos do Leverger, a expectativa é que ainda no primeiro semestre seja liberado o ato de licitação para contratação da empresa que vai executar as obras.
De acordo com a prefeita Francieli Magalhães, uma das prioridades em sua gestão, é o abastecimento de água para o município, e o investimento que vai ser feito com as reformas e adequações necessárias, mais de 5 mil famílias serão beneficiadas com o abastecimento de água tratada.
“Uma das prioridades de nossa gestão, foi encontrar um meio de resolver o abastecimento de água de tratada dentro do município, sabemos das dificuldades encontradas pelos moradores, e hoje com a recuperação dessa emenda junto a Funasa, é o que vai propiciar a realização de um sonho da nossa administração, e acredito que seja de toda população”, declarou Francieli.
Durante a reunião, o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro falou, sobre a articulação de recuperação da emenda junto a Funasa, para suprir a carência da população de terem água tratada em suas residências.
“É a tratativa de um projeto antigo, ainda da gestão do ex-prefeito Valdirzinho que foi recuperado, onde buscamos viabilizar junto ao Ministério da Saúde através da Funasa, a recuperação da emenda federal, para que fosse destinado para a execução do projeto da nova (ETA)”, argumentou Emanuelzinho.
O deputado estadual Allan Kardec frisou, que o projeto da nova (ETA) apresenta uma novidade, a instalação de energia fotovoltaica (Energia Solar), para a realização da manutenção elétrica, na operação do sistema do Tratamento de Água.
“Mediante a exposição do projeto de reforma e ampliação da nova (ETA), o município também apresentou aqui na Funasa, o último empenho de pendências que tinha, e através do deputado federal Emanuelzinho podemos fazer, a recuperação da verba, para a realização das obras, e uma novidade apresentada dentro desse propósito, é a instalação da energia fotovoltaica (Energia Solar), na manutenção do sistema elétrico do Tratamento de Água, gerando uma economia ao município de aproximadamente R$ 500 mil ao ano”, destacou o deputado Allan.
Para o superintendente da Funasa no estado de Mato Grosso Francisco Holanildo Silva, os estudos que foram realizados na baixada cuiabana, apontaram a necessidade de investimento, no que se refere a tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos.
“Estudos foram realizados em algumas cidades da baixada cuiabana, para verificar as condições de tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, e o diagnóstico apresentado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apontou a necessidade de investimento emergencial, no município de Santo Antônio, já que o sistema está próximo de entrar em colapso, com isso, vamos encaminhar o processo como prioridade, e esperamos que neste primeiro semestre, seja liberado a licitação de contratação da empresa pela Prefeitura, e a expectativa que parte dessas obras, possam ser entregues a população levergense”, finalizou Francisco.
Com a realização das obras de reforma e ampliação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), a população de Santo Antônio de Leverger, poderá ter água tratada 24hs por dia em suas torneiras.
Outros Informativos
Mais notícias
08 de Maio de 2026
Município lança campanha para pagamento de IPTU com desconto de até 10%
07 de Maio de 2026
Prefeitura de Leverger convoca contribuintes para atualização de cadastro na Secretaria de Saneamento