Projeto Criança Feliz estimula aprendizado com música na primeira infância

Publicado: 17/11/2021 às 15:40:00
Foto por: Assessoria

Sempre presente na história da humanidade, a música é uma vertente artística capaz de promover diferentes sensações em quem a ouve. Além de sentimentos como alegria, melancolia, surpresa, espanto, euforia, entre outros, ela também é utilizada como método de socialização e aprendizado didático de crianças.

“O Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de Novembro”.

A música tem grande influência, além de fornece uma experiência de aprendizagem agradável, que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Além disso, cria vínculos entre pais e filhos, estabelecendo relacionamentos fortes e saudáveis, com a família. A música cria um ambiente rico, promovendo autoestima, e favorece o desenvolvimento social, emocional e intelectual.

Para a coordenadora do Projeto, Thaysa Brandão, os trabalhos realizados na primeira infância, tem como objetivo, estimular os primeiros sentidos que as crianças desenvolvem em sua vida inicial.

“A música no desenvolvimento infantil, é um forte estímulo para funções cognitivas e motoras, além de favorecer o aspecto afetivo e a socialização, inserir a música na rotina e na aprendizagem da criança é válido para vários aspectos, o que inclui incentivo à alfabetização”, disse Thaysa.

A secretária de assistência social no município, Patrícia Vieira destaca que os Projetos elaborados, atendem as necessidades nas formações educacional, social e cultural, realizados pela Secretaria.

“Atualmente, as cidades estão adotando novos métodos de ensino, e a Secretaria de Assistência Social, através do Programa Criança Feliz, tem realizado ações, que contribuem para o desenvolvimento infantil em nosso município”, ressaltou Patrícia.

Os primeiros sons que as crianças identificam, são as vozes de seus pais, canções de ninar, são suas primeiras aulas musicais, que os conectam emocionalmente com o ritmo, a melodia e as pessoas que mais amam.

Nos meses seguintes, a criança aprende a acompanhar os aplausos e movimentos de seu corpo, ela começa a desenvolver seu gosto por algumas músicas que lhe são conhecidas, até que comece a memorizar e reproduzir algumas letras e melodias.

Para a prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires, a gestão segue um planejamento realizando ações, que beneficiam a população dentro de programas sociais, elaborados tanto pelo governo federal, quanto estadual.

“O nosso município, tem aderido a vários programas sociais federal e estadual, para atender as necessidades da população, e trabalhar o desenvolvimento das crianças, que são o futuro de nosso município”, concluiu Francieli.