Leverger realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Publicado: 14/01/2022 às 16:00:00
Foto por: Jota Jota

Uma comissão de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniram na manhã desta sexta-feira (14), para debater os assuntos pertinentes, a saúde mental, que será debatida de forma online, na 2ªConferência Municipal de Saúde Mental, no próximo dia (21), transmitida do auditório da Assistência Social.

A Conferência ocorrerá em todo o Brasil, de 17 a 20 de Maio de 2022, com o objetivo de debater a “politica de saúde mental como direito, pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Para o enfermeiro, que também será um dos palestrantes no dia (21), Tefferson Lucas reforça a ideia, de debater as ações, direcionadas ao tratamento de pessoas, que necessitam desse tipo de procedimentos.

“Como é um tema de debate nacional, mas categorizada por discussões municipais, a conferência tem a função de mostrar os planejamentos, que estão sendo colocados em pratica nos  atendimentos psicossociais”, afirmou Tefferson.

O secretário de Saúde no município, Hamilton Silva destaca que um dos objetivos da conferência, é também debater questões sobre as prescrições de medicamentos aos pacientes, que passam pelo atendimento médico.

“Não estamos falando aqui somente de esquizofrenia, como doença mental, existe também, a questão da dependência química, e do alcoolismo, precisamos garantir suporte às essas pessoas, como medicamentos específicos para o tratamento, assunto que precisa ser abordado”, declarou Hamilton.

Confira os tópicos que serão debatidos.

1. Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania.

2. Gestão, financiamento, formação e participação de serviços de saúde mental.

3. Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade e Equidade.

4. Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires destaca os trabalhos que a Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo no município.

“Agradecemos aos profissionais de saúde, que estão trabalhando arduamente dia e noite, com a finalidade de garantir saúde de qualidade a população, entre os casos específicos, os procedimentos que o município realiza, para prestar o serviço de acolhimento, às pessoas que necessitam de atendimento psicossocial”, Concluiu Francieli.