Imprensa Notícia

Leverger da inicio a campanha do Outubro Rosa

Publicado: 14/10/2021 às 14:09:00
Autor: Jota Jota
Foto por: Júlio Rocha

Com a missão de levar informações às mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Leverger, juntamente com as Secretarias Municipal de Saúde, Assistência Social e a Sala da Mulher da Câmara Municipal, realizou na manhã desta quinta-feira (14), uma palestra para abertura da campanha do “Outubro Rosa”.

O evento reuniu várias personalidades políticas municipal, que prestigiaram a palestra, com a médica Hellen Miranda, a psicóloga Valdilene Campos, e a nutricionista Viviane Oliveira, que falaram sobre os cuidados de prevenção ao câncer, como também, a saúde mental dos pacientes, que são diagnosticados com a doença.

Para médica Hellen Miranda, o melhor meio de tratar o câncer, é realizando os exames de rotina, fazendo a auto avaliação com o toque.

“As mulheres precisam se cuidarem, e a prevenção ainda continua sendo o melhor caminho no combate ao câncer, quanto mais cedo ser diagnosticado, mais chance tem  de ser curado”, explicou Hellen.

"A professora Hozana Gonçalves foi convidada, juntamente com as volutárias da Associação dos Pacientes Oncológicos de Cuiabá e Região, Danubia Rondon e Janaia Santana, para darem seus depoimentos, sobre a descoberta, o tratamento e os novos hábitos que tiveram que mudar em suas rotinas".

Falando sobre a saúde mental das pessoas que apresentam o câncer, a psicóloga Valdilene Campos ressalta sobre o comportamento das pessoas, quando ficam sabendo da doença.

“É preciso ter a ciência, que o paciente quando recebe o diagnóstico, precisa ter um acompanhamento psicológico, um cuidado mental, para que as informações não interfiram no tratamento”, disse Valdilene.

O secretário de saúde do município, Hamilton Silva destaca que as Unidades de Saúde, disponibiliza atendimento preventivo de câncer para as mulheres.

“Hoje lançamos a campanha do “Outubro Rosa”, com o objetivo de estender os atendimentos para as mulheres, a campanha é o meio de chamar atenção das pessoas para que procurem uma consulta médica, com a finalidade de fazer atendimento precoce, caso seja diagnosticado a doença”, ressaltou Hamilton.

Com o objetivo de dar mais atenção nos atendimentos da saúde da mulher, no município, a prefeita Francieli Magalhães Vieira Pires ressalta que a gestão, está viabilizando a contratação de uma ginecologista para atender as demandas.

“Buscando valorizar a saúde feminina, estamos trazendo mais uma médica, especialista na área da ginecologia, para dar um atendimento de qualidade as mulheres, a fim de realizar atendimentos de prevenção ao câncer”, concluiu Francieli.


Veja as Fotos

Mapa Do Site

Logo da Prefeitura
Av. Santo Antonio, 245, Centro, Santo Antônio de Leverger - MT
(65) 3341-1346
Atendimento das 07:00 às 13:00 horas