Francieli e representantes do IBGE debatem estratégias para melhorar os serviços de recenseadores

Publicado: 20/01/2023 às 17:36:00
Foto por: Diego Fernandes

Com objetivo de melhorar os trabalhos dos recenseadores do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatísticas em Leverger, a prefeita, Francieli juntamente com vereadores e secretários. se reuniram com representantes do IBGE em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (20).

Entretanto, um termo de cooperação foi assinado pela prefeita, com o intuito de contribuir para colhimentos de dados dos moradores do município.

"A população pode entrar em contato com os recenseadores pelos telefonese disponiveis na plataforma do site oficial da Prefeitura".

De acordo com Remildo, representante do IBGE, existem alguns fatores que interviram na contagem de habitantes no município, e um deles é a recusa da população, como também, situações externas que envolvem a divisão territorial.

"Atualmente estamos com dificuldades de contabilizar ao menos 20 municípios do estado, quando existe a situação da divisão de território, partindo dos números de habitantes, são destinados para outras cidades. Com a ajuda da Prefeitura, vamos dar mais agilidade na realização dos trabalhos em campo, com o objetivo de finalizar a contagem de pessoas nos limites pertencentes ao município", declarou Remildo.

"Atualmente cerca de 148 imóveis não tinham moradores, mais de 190 se recusaram a responder os questionários, mais de 1.800 casas vagas e aproximadamente 1.920 residências ocasionais, ocupadas somente nos finais de semana".

Para a prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires, o momento é de alinhar as ideias e entrar em consenso para que as questões sejam resolvidas.

"Estamos disponibilizando uma logística adequada, para atender as necessidades dos recenseadores do IBGE, para que os seus trabalhos sejam realizados da melhor forma, existem algumas resistências por parte de alguns moradores, buscando junto com o Instituto, realizar a colheita de dados da melhor forma possível", finalizou Francieli.