Dados divulgados pelo IBGE devem impactar em serviços prestados e ano letivo poderá sofrer alteração em Leverger

Publicado: 11/01/2023 às 16:02:00
Foto por: Tânia Rego

Em um período atípico, devido a pandemia que tirou milhares de pessoas das salas de aulas, agora, moradores de vários municípios do estado de Mato Grosso, estão enfrentando problemas com o retorno dos alunos para a escola.

Isso porque, devido a divulgação de dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE), que vem causando impacto estruturais, econômico e social, em diversas cidades do estado, como é o caso do município de Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá).

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE), realizado em 2010, Leverger apresentava mais de 13 mil habitantes, com estimativa para 2021, de chegar a mais de 17 mil.

Mas contrapondo os mesmos números de 2010, um resultado parcial  do censo 2022, consta que houve redução populacional no município, quando os números de habitantes apontados são de pouco mais de 13 mil pessoas.

Essa redução, afeta a arrecadação do município, e impacta diretamente nas prestações de serviços em favor da população, nas áreas que vão do social, passando pela saúde e educação, chegando até aos trabalhos de infraestrutura.

De acordo com a secretária de Educação, Esporte e Lazer de Leverger, Carol Lima, o município já estava preparado a fim de ser colocado em prática, todas as ações que haviam sido planejadas desde 2022, e agora, requer calma, paciência e aguardar os novos apontamentos.

“Existe um cronograma ao qual queríamos adotar neste ano de 2023, com o objetivo de atender os alunos da rede de ensino municipal, porém, com a divulgação do censo 2022, feito pelo IBGE, vamos aguardar, e ver qual a melhor forma de iniciar o ano letivo de 2023, que está sendo prejudicado com essa nova contagem”, afirmou Carol.

A prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires está se reunindo com vereadores e secretários desde a última segunda-feira (09), buscando alternativas, com o objetivo de solucionar a situação em que o município está passando atualmente.

“Definitivamente, estamos buscando de todas as formas contestar todos esses números apresentados pelo Instituto, que faz as avaliações nos municípios, além de haver redução em contagem de habitantes, estamos perdendo na arrecadação de fundos, como por exemplo o FPM, FETHAB e FUNDEB, que são os repasses feitos às cidades, para investimentos em diversas áreas, e isso, prejudica a prestação de serviços em benefícios da nossa gente”, salientou Francieli.