Cidade Prefeitura disponibiliza gratuitamente terminal para inscrição do Enem

13/05/2017 às 12:16

Categoria: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Fonte: Levergernews

A prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através do Centro de Atendimento Empresarial está disponibilizando gratuitamente um terminal de computador para os moradores da cidade que desejam se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Segundo a coordenadora do CAE, Claudete Castro, o Centro funciona das 7 às 13 horas diariamente de segunda a sexta-feira. Ainda segundo a coordenadora, o objetivo principal da disponibilidade do gratuito do terminal pela prefeitura foi pela grande demanda de jovens que necessitam da inscrição que é realizada somente pela internet, “ muitos não tem o acesso em suas residências, além disso estamos disponibilizando a impressão gratuita do boleto da inscrição para pagamento nas agências bancarias”, informou a coordenadora.

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 tiveram início nesta segunda-feira (08.05) e seguem até o dia 19 deste mês. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet.

Para isso, os futuros candidatos deverão acessar o site oficial do Enem (http://enem.inep.gov.br/participante/) e seguir as orientações. Será necessário criar uma senha de acesso pessoal para a página do participante, cujo login será o número de CPF.

Depois disso, deverão ser preenchidos todos os dados pedidos na ficha de inscrição, imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição (caso não seja isento) e pagar dentro do prazo.

A taxa de inscrição subiu de R$ 68,00 para R$ 82,00 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio.

Isenção

Continuarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do Ensino Médio de escolas públicas, os candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada.

Outra novidade em 2017 é que passam a ser isentos também aqueles que tiverem cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que reúne famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Para comprovar o dado, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, o Número de Identificação Social (NIS), sendo que o sistema permitirá a busca automática.

Ausência

Outra importante regra anunciada para o Enem 2017 será em relação à ausência dos candidatos isentos da taxa de inscrição nos dias do exame. Caso isso ocorra, o candidato perderá o benefício no Enem 2018. A exceção ocorrerá nos casos em que o indivíduo justificar a ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade do comparecimento. Antes, bastava fazer uma autodeclaração com a justificativa da ausência.

Atendimento especializado

Aqueles candidatos que precisarem de atendimento especializado na prova, como no caso daqueles que têm alguma deficiência, deverão fazer a solicitação de tempo adicional no ato da inscrição, apresentando um documento que comprove a necessidade do benefício.

O CAE de Santo Antônio está localizado no prédio onde funciona a Casa do Artesão numa praça ao lado da Avenida Santo Antônio saída para Barão de Melgaço.

Informações: 65 3341 1226