Cidade Prefeito assina termo de adesão para garantir acesso à internet para comunidades de Leverger

16/03/2018 às 13:50

Categoria: Leverger em Ação
Autor: Miranda
Fonte: levergernews

Na tarde da última segunda-feira(12), em Brasília – DF, participando de evento com o presidente da República, Michel Temer (MDB), e o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o prefeito Valdir Castro (PSD), assinou o termo de adesão ao programa federal “Internet para Todos”, para o município Santo Antônio de Leverger (32 km de Cuiabá).

O programa possibilitará que a Prefeitura leve internet banda larga para escolas, unidades de saúde e localidades sem conectividade a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDV), que será lançado ao espaço em 4 de maio e terá capacidade de cobrir todo o território nacional.

“Nós queremos garantir a inclusão digital para todos os cidadãos do nosso município, tanto da cidade, quanto aos do meio rural e comunidades ribeirinhas, sem nenhuma barreira, e temos a certeza que isso representará melhorias em diversos setores, inclusive na prestação dos serviços públicos como os da área de saúde e educação, de forma integrada, possibilitando capacitações, pesquisas e o acesso às informações através das redes sociais, tudo isto, com preços reduzidos para a população”, revelou o prefeito santo-antoniense logo após a assinatura do termo.

O termo de adesão define os critérios para a inclusão dos municípios no Internet para Todos, onde as prefeituras indicarão as localidades a serem atendidas com a instalação das antenas para a distribuição do sinal de internet e deverão garantir a segurança da área e despesas de energia elétrica que os equipamentos consumirem.

O projeto Internet para Todos é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa e a previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos, sendo que, as primeiras antenas serão instaladas em maio, com expectativa de instalação de até 200 por dia em todo o país.